Untitled Document
Menu de navegação de páginas

Projeto Aves de Paraty

Projeto Aves de Paraty

448 espécies de aves em Paraty!

Publicado por em mar 31, 2014 em Notícias | 0 comentários

448 espécies de aves em Paraty!

A lista das aves de Paraty foi atualizada e passamos de 426 a 448 espécies de aves registradas em Paraty, sendo 64 endêmicas (originárias da Mata Atlântica)!

Agradecimentos a todos que fizeram a lista crescer e em especial ao Itamambuca Eco Resort, que, através de seu Projeto Aves, disponibiliza todas cidades do entorno de Ubatuba atualizarem as listas de forma colaborativa.

Quem fez a lista crescer? Em primeiro lugar o Gabriel Toledo do Birds Parati acrescentando o registro fotográfico de 7 espécies, parabéns!

Aqui a lista completa:

Gabriel Toledo: mergulhão-grande, periquito-de-encontro-amarelo, garrinchão-pai-avô, saíra-de-chapéu-preto, saíra-de-papo-preto, figuinha-de-rabo-castanho, pintassilgo (com Micael)

David Pasqualetti: gavião-pernilongo, ferreirinho-relógio

Luciano Lima: corucão

Geraldo Vargas: gavião-peneira

Ian Klink: biguatinga

Letícia Lutke: batuiruçu-de-axila-preta,

Edélcio Muscat e amigos: maçarico-grande-de-perna-amarela

Eugênio: maçarico-rasteirinho

Machado: talha-mar

Martins: pernilongo-de-costas-pretas

Czaban: taperuçu-de-colheira-falha

Motta: arapaçu-escamado-do-sul

Micael: tesoura-do-brejo, pintassilgo (com Gabriel Toledo)

Othon: andorinha-do-campo

Girard: trinta-réis-de-coroa-branca

Sylvia Junghahnel: gaivota-de-cabeça-cinza

Foi retirada da lista a pomba-trocal por se tratar em realidade do pombão que em Paraty é conhecido pelo nome de trocal (já consta do Guia impresso das Aves de Paraty). O trocal foi bastante caçado há duas décadas, agora tem sido visto frequentemente na área urbana.

As fotos podem ser vistas no site http://wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=3303807, ao qual também vão nossos agradecimentos por manter esse belo site colaborativo, o terceiro site de aves mais acessado no mundo, sabia?

saíra-de-chapéu-preto Foto: Gabriel Toledo

saíra-de-chapéu-preto
Foto: Gabriel Toledo

Por enquanto apenas não consta a foto da gaivota-de-cabeça-cinza, pela foto ter-se perdido e só agora ter sido recuperada de um e-mail,  foi vista pelo biólogo trindadeiro especializado em aves marinhas, o querido Faustinho Campos, confirmando a espécie, eram 3 indivíduos, foram vistos apenas uma vez, deviam estar de passagem.

E aí? Você viu alguma espécie que ainda não está registrada na lista? A lista está aberta a todos, o primeiro que registrar uma espécie, terá seu nome registrado na lista depois de averiguado por Sylvia Junghahnel, coordenadora do Projeto Aves de Paraty da Associação Cairuçu.

Com certeza há mais, a Mata Atlântica não conhece limites estaduais nem municipais, e em Ubatuba, que também está dentro da Mata Atlântica, já foram registradas 576 espécies (69 endêmicas), então tomara que cheguemos a 450 logo logo… 500… e mais de 500, como Ubatuba!  Mata Atlântica sem limites!

Luciano Lima fez um trabalho maravilhoso sobre aves da Mata Atlântica e chegou à conclusão de que existem 891 espécies em toda Mata Atlântica, do Piauí ao Rio Grande do Sul, então vamos ver quantas mais voam mesmo por aqui!

Confira:

http://www.projetoaves.com.br/birdlist/doku.php?id=paraty:bird_list

http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/03/036-039_aves_2171.pdf

 

Tem caminheiro-zumbidor em Paraty!

Publicado por em mar 18, 2014 em Notícias | 0 comentários

Tem caminheiro-zumbidor em Paraty!

O COA Paraty – Clube de Observadores de Aves de Paraty – encontrou-se no sábado das 6h às 8h para observar as aves na Terra Nova. Como sempre vimos colhereiro, garça-moura, suiriri, bem-te-vi, maçaricos, trinta-réis ao longe e também uma nova descoberta: dessa vez tivemos a participação ilustre da experiente ornitóloga Martha Argel e do guia de turistas observadores de aves/representante do Encontro Sul-Americano de Observadores de Aves Bruno Arantes Bueno, que primeiro escutaram um passarinho pequenino de arbustos soando como uma bomba caindo ao longe, foi só observar mais um pouco e lá estava ele: o caminheiro-zumbidor.

2014mar15-caminh

Mais informações sobre a ave aqui: http://www.wikiaves.com.br/caminheiro-zumbidor

…e dia 5 de abril tem mais: COA Paraty na Terra Nova, das 6h às 8h, venha voando! Participação gratuita, basta vir!

 

COA Paraty, sábado, 15/3, 6-8h, apareça voando!

Publicado por em mar 13, 2014 em Notícias | 0 comentários

logocoa

O COA PARATY – Clube de Observadores de Aves de Paraty -

convida a todas/os interessadas/os em conhecer mais a passarada de Paraty

Próximo encontro:

sábado, 15/3/2014 com Martha Argel e Bruno Arantes

das 6h às 8h

na Terra Nova

 Ponto de encontro:

6h – Estacionamento do Cais Turístico

 não deu para ir?

então venha no dia 5/4/2013!

mesmo horário, mesmo lugar, sempre bem-vindos todos!

Observação de Aves na Terra Nova

Publicado por em fev 3, 2014 em Notícias | 0 comentários

Observação de Aves na Terra Nova

Todo primeiro sábado do mês, o COA Paraty – Clube de Observadores de Aves Paraty – organiza uma excursão para algum ponto de Paraty para observar a passarada na natureza. Dessa vez a “passarinhada“ foi na Terra Nova, o pedacinho de mangue que existe à frente do Centro Histórico e que abriga várias espécies de aves, inclusive algumas espécies migratórias, como os maçaricos, que costumam vir lá do norte da América do Norte até a Patagônia, no sul da América do Sul. Temos a grande honra de poder recebê-los aqui na cidade.

Já que temos a certeza de céu azul nesses últimos dias, vale sair cedo para contemplar a beleza esplêndida dos amanheceres por aqui: todos que lá estiveram entre 6h e 8h da manhã se entusiasmaram com a beleza do local e as muitas espécies que vimos por lá: maçaricos, garça-azul, garça-branca-grande, colhereiro, savacu, savacu-de-coroa, sabiá-do-campo, quero-quero, beija-flor-tesoura e por aí afora. O Jorge Ferreira, grande conhecedor da flora local, também aproveitou para nos mostrar as características do mangue vermelho. E isso é o que vale participar do COA Paraty: aprendemos uns dos outros de forma lúdica e agradável.

mangueverm

Venha! Participe! A pedidos estaremos indo regularmente para lá, devido ao carnaval, estaremos lá no dia 15 de março e a partir de abril  todo primeiro sábado do mês, mas vale também ir por conta própria com amigos. Fica aí a dica!

garcabrgr

Mais fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.280384598779822.1073741949.140387429446207&type=1

https://www.facebook.com/alex.okuma.3/media_set?set=a.10201426294762944&type=1

COA fazendo Floating com Ativa Rafting

Publicado por em dez 16, 2013 em Notícias | 0 comentários

COA fazendo Floating com Ativa Rafting
Em dezembro o COA – Clube de Observadores de Aves – esteve numa expedição com o Felipe Lima, da Ativa Rafting, que gentilmente convidou a todos para fazer um Floating para avistamento de aves no Rio Mambucaba.
O grupo saiu às 5h da manhã, se deliciaram com o ritmo tranquilo do bote boiando rio abaixo, num trecho em que a corredeira vai descendo quase que na horizontal.
O grande sucesso afinal foi descobrir que o formigueiro-de-cabeça-negra ou papa-formiga-de-cabeça-negra (como chamam na região) também vive na margem paratiense. Viva!!
…e grande agradecimento ao Felipe Lima que fez isso se tornar realidade!

Festival AVES DE PARATY 2014

Publicado por em dez 16, 2013 em Notícias | 0 comentários

Festival AVES DE PARATY 2014

Depois do grande sucesso do Festival AVES DE PARATY 2013 realizado no Museu Defensor Perpétuo em setembro, o Festival será realizado novamente e com novidades de 12 a 14 de setembro e também mais uma vez faz parte do Calendário Turístico-Cultural em 2014. Confira:

paraty2014

Revoada de Natal na Beira-Rio

Publicado por em dez 16, 2013 em Notícias | 0 comentários

Revoada de Natal na Beira-Rio

Você viu que tem alguns pássaros bem diferentes lá na Beira-Rio em Paraty? É a nossa revoada de Natal desejando a todos um FELIZ NATAL E FELIZ ANO NOVO!!!!

Em parceria com algumas escolas e comerciantes da cidade foi possível confeccionar as divertidas aves com material reciclado, que estão bem singelas em árvores da Beira-Rio e nas luminárias, prontas para deleitar o observador atento.

 

 

 

 

 

rev2

 

rev1

 

 

 

 

Palestra sobre Aves Migratórias no CEIC

Publicado por em nov 23, 2013 em Notícias | 0 comentários

Palestra sobre Aves Migratórias no CEIC

Na 6a feira, dia 22 de novembro, às 18h, a Coordenadora do Projeto Aves de Paraty, Sylvia Junghahnel, ofereceu uma palestra sobre aves migratórias e aves marinhas no CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu, incluindo informações sobre o Festival Brasileiro de Aves Migratórias realizado em outubro na cidade de Tavares,  Rio Grande do Sul, ao lado do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O tema é relevante, já que de  10.000 espécies de aves no planeta, 1.800 são migratórias.

A palestra se compôs de quatro partes: primeiro foi apresentado o belo vídeo sobre a Lagoa do Peixe de Havita Rigamonti, depois um relato fotográfico do Festival em Tavares seguido por informações específicas sobre estudos feitos acerca de maçaricos, suas rotas migratórias que vão praticamente do Pólo Norte ao Pólo Sul e vice-versa uma vez ao ano. Por último foi falado sobre o conceito de CIÊNCIA CIDADÃ, ilustrado com uma bela animação.

Mesmo que você não saia de sua cidade, as observações de aves feitas no entorno, podem ser de grande valia para a ciência cidadã. Por exemplo, ainda se sabe muito pouco sobre as rotas migratórias de muitas aves. Sabemos que certos beija-flores aparecem e desaparecem por aqui, mas ainda não se sabe exatamente para onde vão. Diuner Mello, respeitado historiador de Paraty,  mencionou nesses dias que ainda não viu as andorinhas migratórias nesse ano… Ah! Então passam também por aqui e não só no interior do Brasil! O Projeto Aves de Paraty da Associação Cairuçu justamente tem por objetivo acatar todos esses conhecimentos e colocá-los à disposição de todos interessados.

A boa surpresa foi a presença de Faustinho da Trindade, biólogo e  grande conhecedor de aves marinhas brasileiras, que relatou que já passou 32 dias ao pé da Barra da Lagoa do Peixe fazendo o levantamento das aves por lá, compartilhando com todos essa experiência. Saiu feliz com uma camiseta do Roteiro da Lagoa do Peixe tendo a ave-símbolo estampada: o flamingo e com vontade de realizar projetos de pesquisa por aqui! Tomara que em breve seja possível fazer parcerias que viabilizem esses estudos em Paraty!

André, coordenador do CEIC, também foi premiado com uma sacola de pano com um flamingo estampado, todos sairam bem mais curiosos em saber muito mais sobre as aves migratórias. Você também quer saber mais? Confira os links:

Vídeo em inglês com legenda em português (ativar no canto embaixo à direita) sobre A AVENTURA MAIS PERIGOSA DO MUNDO: MIGRAÇÃO DAS AVES: http://www.youtube.com/watch?v=Q-mMMpl_T80

Excelente apresentação da palestra do ornitólogo Rafael Dias sobre Aves migratórias no sul do Brasil: http://www.slideshare.net/avistar2011/aves-migratorias-rio-grande-do-sul-avistar2011

Matéria do SBT sobre a Lagoa do Peixe e Paraty presente: http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/36180/RS:-Migracao-anual-das-aves-lota-parque-em-Tavares.html#.UoAsRqX3DlL

COA na Graúna no espaço da Goura

Publicado por em nov 4, 2013 em Notícias | 0 comentários

COA na Graúna no espaço da Goura

Mais uma vez um grupo do COA – Clube de Observadores de Aves se aventurou pela mata para descobrir mais um espaço novo em Paraty repleto de aves, construções que nos remetem à Índia. Recentemente foi construída uma grande pousada, onde foi oferecido um fantástico café da manhã integral/vegetariano.

Vai aí o agradecimento à Pousada e nosso guia Shesha, o Sérgio Vieira.

Em dezembro tem mais! Dessa vez navegando num bote inflável flutuando no Rio Mambucaba, o rio que faz divisa entre Paraty e Angra dos Reis. Vagas limitadas, portanto reservem o seu lugar quando souberem que vão com certeza.

COA-goura-nov13-a

coa-goura-nov13-b

Festival de Aves Migratórias em Tavares/RS foi demais!

Publicado por em nov 4, 2013 em Notícias | 0 comentários

Festival de Aves Migratórias em Tavares/RS foi demais!

Paraty esteve presente no 10º Festival de Aves Migratórias no sul do Rio Grande do Sul, em Tavares, um município com 6.000 habitantes e o Parque Nacional Lagoa do Peixe que abriga lindas aves!

A paisagem é totalmente diferente de Paraty, lá a paisagem é plana, são os pampas repletos de banhados, lagos, lagoas, gado, cavalos soltos e muitas muitas, mesmo muitas aves principalmente as aquáticas, costeiras e marinhas: cisne de pescoço preto, flamingo, trinta-réis, batuíra, narceja, maçarico, pato, marreco, polícia-inglesa, andorinha, papa-piri, piru-piru, joão-grande, colhereiro, ema e por aí vai.

Você sabia que os maçaricos e as batuíras voam uma vez por ano do norte da América do Norte ao sul da América do Sul? Chegam a voar 8.000 km em 6 dias! São incríveis!

Muitas informações foram passadas. Ficou curioso? Dia 22/11, sexta-feira, às 18h, Sylvia Junghahnel, Coordenadora do Projeto Aves de Paraty da Associação Cairuçu oferecerá uma palestra com todos detalhes no CEIC – Centro de Educação Integral Cairuçu, no trevo do Patrimônio para Trindade, com sorteio de uma linda lembrança do Festival. Confira!

tavares-13-a