Untitled Document
Menu de navegação de páginas

Projeto Aves de Paraty

Projeto Aves de Paraty

Aves de Paraty no VIVA A MATA 2014

Publicado por em mai 27, 2014 em Notícias | 0 comentários

Aves de Paraty no VIVA A MATA 2014

VIVA A MATA é o grande evento de encontro nacional e ações interativas com o público que busca informações sobre a Mata Atlântica e/ou já está engajado em organizações que atuam na Mata Atlântica. Tudo isso promovido pela SOS Mata Atlântica e já em sua décima edição anual no Parque Ibirapuera de São Paulo recebendo 6.000 visitantes, em especial estudantes.

viva-2

Dessa vez organizaram 6 espaços temáticos – Bichos da Mata, Floresta, Mar, Espaço Urbano, Água – em que no centro eram oferecidas atividades educativas de 30 minutos. À volta de cada espaço temático que recebia de hora em hora 20 participantes, estavam 5 projetos oferecendo informações sobre o tema em questão. A Associação Cairuçu, representada pelo Projeto Aves de Paraty, apresentou a passarada que mora na Mata Atlântica e estava muito bem acompanhada: Projeto Albatroz, Projeto Mico-leão-dourado, Projeto Muriqui e o Projeto Divers for Sharks (Mergulhadores defendendo a vida dos tubarões).

viva-1

Quem também estava por ali foi a bela exposições de fotos de aves AVISTAR, como também a Caravana Gaia de Paraty apresentando a sua obra teatral TUDO MUDA QUANDO VOCÊ MUDAR, recebida com muitos aplausos!

viva-3

Nos dois caminhões itinerantes da SOS Mata Atlântica palestrantes informaram a plateia sobre temas pertinentes à Mata Atlântica, e lá estavam mais uma vez atuando as Aves de Paraty na palestra da coordenadora do projeto, Sylvia Junghahnel, e isso logo depois de uma passarinhada pelo Parque Ibirapuera com Tietta Pivatto e Guto Carvalho, bem como uma palestra sobre TODAS aves da Mata Atlântica do Brasil de Luciano Lima.

Nesse ano o Parque Ibirapuera foi presenteado com um belo painel do artista Alexandre Filiage: a passarada estava bem feliz voando por lá!

viva-4a

Mais informações:

www.sosma.org.br

Paraty presente na AVISTAR BRASIL 2014

Publicado por em mai 19, 2014 em Notícias | 0 comentários

Paraty presente na AVISTAR BRASIL 2014

AVISTAR BRASIL é o encontro nacional de observadores de aves realizado anualmente no Parque Villa-Lobos de SPaulo no mês de maio. Dessa vez a Associação Cairuçu esteve representada pelo seu Projeto Aves de Paraty e pela primeira vez não só com palestras e participação na conferência, mas também com um estande compartilhado com três empreendedores atuantes na área de turismo de observação de aves em Paraty: Birds Parati, Ativa Rafting e Aventuras e Descubra Paraty.

Felipe Lima, da Ativa Rafting e Aventuras, também deu uma palestra sobre OBSERVAR FLUTUANDO, o floating no Rio Mambucaba, que é uma maneira diferenciada de se observar as aves e bastante apreciada.

Também apareceu a Dona Antônia, personagem histórica de Paraty, que veio à AVISTAR BRASIL para fazer uma homenagem à primeira ornitóloga no Brasil: Emília Snethlage, contratada pelo Museu Paraense Emil Goeldi de Belém em 1905.avistar2014 antoniamarthajc

Como sempre, muitos encontros no evento, vale ressaltar que a equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Paraty, que estava com um estande no evento paralelo – a Adventure Fair, no Parque Ibirapuera, em SPaulo – foi recebida com grande alegria no estande da Associação Cairuçu/Paraty.

avistar2014 sectur

A Associação Cairuçu, através do Projeto Aves de Paraty, marcou presença e fez bonito! Parabéns equipe paratiense AVISTAR BRASIL 2014: Bruna, Felipe, Gabriel, Samia, Sérgio, Sylvia, Tati!

 

Mais informações:

http://avistarbrasil.com.br

 

Em maio Aves de Paraty em SPaulo: nos eventos AVISTAR BRASIL e VIVA A MATA

Publicado por em mai 5, 2014 em Notícias | 0 comentários

Em maio Aves de Paraty em SPaulo: nos eventos AVISTAR BRASIL e VIVA A MATA

AvistarBrasil é a maior e mais tradicional feira de observação de aves da América Latina. Acontece em Maio em São Paulo e em sua nona edição, trará atrações internacionais e top birders brasileiros em uma feira e congresso inesquecíveis. Realizada no Pq Villa-Lobos tem como objetivo difundir nacionalmente a cultura de birdwatching e criar um espaço privilegiado para a interação e contato de todo o trade, incluindo observadores, pousadas, secretarias de turismo, guias, editores, e muito mais.

Na AvistarBrasil a Associação Cairuçu estará presente com um estande em que também os primeiros empreendedores atuantes na área de turismo de observação de aves de Paraty estarão presentes e portanto Paraty como um destino de turismo de observação de aves, em que todos interessados podem se informar o roteiro intitulado Birdwatching Caiçara: Ativa Rafting, Birds Parati e Descubra Paraty, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Paraty.

Quer observar flutuando? Contate a Ativa Rafting que além de rafting no Rio Mambucaba, oferece o floating no trecho sem corredeiras em que é possível estar dentro da Mata Atlântica observando a fauna e flora de um outro ponto de vista, dando destaque à espécie endêmica Formigueiro-de-cabeça-negra, espécie que só pode ser vista nessa região e está ameaçada de extinção. Felipe Lima, idealizador do passeio, também foi convidado a dar uma palestra devido ao caráter inovador do passeio.

Birds Parati é uma área particular protegida a 5Km do Centro Histórico, no Condado, oferecendo 2 Km de trilhas de nível médio, uma torre de observação de aves e sinalização com nome das árvores, onde aves que vivem até 200 m de altitude podem ser avistadas. Já a Descubra Paraty oferece uma passarinhada em altitudes acima de 300m na Graúna, com opção de hospedagem na Pousada Dharma Shala.

Além disso, a Associação Cairuçu estará oferecendo uma palestra sobre o Festival Aves de Paraty e foi convidada a participar do Workshop sobre E-Birds.

O tema da 10ª. edição do VIVA A MATA é “Mata Atlântica, Sua Casa”, para sensibilizar a população a respeito da relação entre a floresta, o ambiente urbano e a qualidade de vida.

Gratuito e aberto ao público, o evento trará diversas atrações como exposições, shows, peças de teatro, palestras e debates, além das atividades interativas educativas que acontecem nos espaços temáticos: Floresta, Mar, Bichos da Mata (onde a Associação Cairuçu estará presente com o Projeto Aves de Paraty e jogos educativos), Água e Ambiente Urbano.   A 10ª edição conta com uma atração inédita: um passeio guiado pelo parque, no qual o botânico Ricardo Cardim irá mostrar diferentes espécies de árvores e falar da história e importância de cada uma para São Paulo.

A Associação Cairuçu também oferecerá uma palestra no domingo, às 14h, inscrições gratuitas.

Estão todos convidados a comparecer nesses dois extraordinários eventos!

ConviteDigitalWebV3_SEMGLOBO (2)

Mais informações:

AVISTAR BRASIL 2014- Encontro Nacional de Observadores de Aves

16 a 18 de maio no Parque Villa-Lobos, SPaulo

10 – 17h

Entrada gratuita na área de feira, palestras fazem parte do congresso com participação mediante o pagamento de uma tarifa

Programação:

http://avistarbrasil.com.br/programa

 

VIVA A MATA 2014 – Encontro Nacional pela Mata Atlântica

organizado pela SOS Mata Atlântica

23 a 25 de maio na Marquise ao lado da Bienal no Parque Ibirapuera

9 – 18h

Programação:

http://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2014/

 

Informações sobre o Roteiro Birdwatching Caiçara:

Observar flutuando – Ativa Rafting – Felipe Lima

http://www.ativaraftingparatyangra.com

paratyangra@ativarafting.com.br

24 9 9916 0639

Birds Paraty – Gabriel Toledo

https://www.facebook.com/Birdsparati?ref=ts&fref=ts

gabrieltoledo911@hotmail.com

24 9 9837 6396

Descubra Paraty – Sérgio Vieira

http://www.descubraparaty.com

descubraparaty@gmail.com

24 9 9969 9104

Projeto Aves de Paraty participa do REFLETIR BRASIL 2014

Publicado por em abr 24, 2014 em Notícias | 0 comentários

bem_viver_2014

O projeto Refletir Brasil escolheu Paraty para ser o local dos encontros e bate papos sobre o nosso país. O segundo encontro vai acontecer de 24 a 27 de abril, dando um passo adiante na busca de novas formas de conviver em sociedade. Muitos questionamentos importantes vêm ocorrendo ao longo deste ano no Brasil, alguns deles antecipados pelo coletivo Oca Brasil, responsável pela organização do evento. As multidões nas ruas, o questionamento do futebol como ícone nacional, o significado da visita da maior autoridade católica, pela primeira vez representada por um latino-americano, uma crise econômica mundial produzindo efeitos também entre nós – tudo isso exige novas reflexões e atitudes. “O segundo seminário de Paraty quer estabelecer um evento anual entre intelectuais e gestores nacionais e internacionais para contribuir na elaboração desta proposta: deslocando-se o foco para o bem estar, cria-se o caminho para a felicidade”, diz Domenico de Masi. Nesse sentido esse ano será apresentada uma pesquisa realizada em oito cidades brasileiras entre 1.350 pessoas mapeando quais são as necessidades básicas para promover a sensação de pertencimento em uma cidade.

Para Paraty
Na versão 2014, a organização do evento colocou a disposição dos moradores de Paraty algumas facilidades como inscrições com 50% de desconto e entrada gratuita na atividade “Viver Paraty – Um caso de construção de personalidade” no dia 25 de abril, ás 14h30, em que também o Festival Aves de Paraty da Associação Cairuçu será apresentado, e na exibição do filme “Bahia de Todos os Santos” de Mauricio Capovilla, no dia 26 de abril, ás 19h. Para a coordenadora Ísis de Palma essa interface com os moradores de Paraty tende a ser ampliada com ações que não se resumam aos quatro dias. “Queremos iniciar uma cultura de reflexão através da continuidade de encontros mensais Refletir Brasil”, explica.

Programação
Na programação 2014 estão confirmadas as presenças do navegador Amyr Klink, do professor Ladislau Dowbor; Clóvis de Barros Filho, professor de filosofia e ética da ECA/USP; Ricardo Jimenez, sociólogo chileno, especialista no tema Bem Viver e pensamento latino americano; Nabil Bonduki, arquiteto urbanista, vereador responsável pela revisão do Plano Diretor em discussão na cidade de São Paulo; Maurice Capovilla, cineasta e outros convidados. O sociólogo Domenico De Masi, desta vez, participará ao vivo direto de Roma, via internet.

 Serviço:

Refletir Brasil 2014 – “Bem Viver: O resgate da feliz cidade”

De 24 a 27 de abril – Casa da Cultura de Paraty – Rua Dona Geralda, 177, Centro Histórico

Mais informações no site oficial: http://www.refletirbrasil.com/

Video Refletir Brasil 2014: https://www.youtube.com/watch?v=CP5BaIWJsJI

 

 

448 espécies de aves em Paraty!

Publicado por em mar 31, 2014 em Notícias | 0 comentários

448 espécies de aves em Paraty!

A lista das aves de Paraty foi atualizada e passamos de 426 a 448 espécies de aves registradas em Paraty, sendo 64 endêmicas (originárias da Mata Atlântica)!

Agradecimentos a todos que fizeram a lista crescer e em especial ao Itamambuca Eco Resort, que, através de seu Projeto Aves, disponibiliza todas cidades do entorno de Ubatuba atualizarem as listas de forma colaborativa.

Quem fez a lista crescer? Em primeiro lugar o Gabriel Toledo do Birds Parati acrescentando o registro fotográfico de 7 espécies, parabéns!

Aqui a lista completa:

Gabriel Toledo: mergulhão-grande, periquito-de-encontro-amarelo, garrinchão-pai-avô, saíra-de-chapéu-preto, saíra-de-papo-preto, figuinha-de-rabo-castanho, pintassilgo (com Micael)

David Pasqualetti: gavião-pernilongo, ferreirinho-relógio

Luciano Lima: corucão

Geraldo Vargas: gavião-peneira

Ian Klink: biguatinga

Letícia Lutke: batuiruçu-de-axila-preta,

Edélcio Muscat e amigos: maçarico-grande-de-perna-amarela

Eugênio: maçarico-rasteirinho

Machado: talha-mar

Martins: pernilongo-de-costas-pretas

Czaban: taperuçu-de-colheira-falha

Motta: arapaçu-escamado-do-sul

Micael: tesoura-do-brejo, pintassilgo (com Gabriel Toledo)

Othon: andorinha-do-campo

Girard: trinta-réis-de-coroa-branca

Sylvia Junghahnel: gaivota-de-cabeça-cinza

Foi retirada da lista a pomba-trocal por se tratar em realidade do pombão que em Paraty é conhecido pelo nome de trocal (já consta do Guia impresso das Aves de Paraty). O trocal foi bastante caçado há duas décadas, agora tem sido visto frequentemente na área urbana.

As fotos podem ser vistas no site http://wikiaves.com.br/especies.php?t=c&c=3303807, ao qual também vão nossos agradecimentos por manter esse belo site colaborativo, o terceiro site de aves mais acessado no mundo, sabia?

saíra-de-chapéu-preto Foto: Gabriel Toledo

saíra-de-chapéu-preto
Foto: Gabriel Toledo

Por enquanto apenas não consta a foto da gaivota-de-cabeça-cinza, pela foto ter-se perdido e só agora ter sido recuperada de um e-mail,  foi vista pelo biólogo trindadeiro especializado em aves marinhas, o querido Faustinho Campos, confirmando a espécie, eram 3 indivíduos, foram vistos apenas uma vez, deviam estar de passagem.

E aí? Você viu alguma espécie que ainda não está registrada na lista? A lista está aberta a todos, o primeiro que registrar uma espécie, terá seu nome registrado na lista depois de averiguado por Sylvia Junghahnel, coordenadora do Projeto Aves de Paraty da Associação Cairuçu.

Com certeza há mais, a Mata Atlântica não conhece limites estaduais nem municipais, e em Ubatuba, que também está dentro da Mata Atlântica, já foram registradas 576 espécies (69 endêmicas), então tomara que cheguemos a 450 logo logo… 500… e mais de 500, como Ubatuba!  Mata Atlântica sem limites!

Luciano Lima fez um trabalho maravilhoso sobre aves da Mata Atlântica e chegou à conclusão de que existem 891 espécies em toda Mata Atlântica, do Piauí ao Rio Grande do Sul, então vamos ver quantas mais voam mesmo por aqui!

Confira:

http://www.projetoaves.com.br/birdlist/doku.php?id=paraty:bird_list

http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/03/036-039_aves_2171.pdf

 

Tem caminheiro-zumbidor em Paraty!

Publicado por em mar 18, 2014 em Notícias | 0 comentários

Tem caminheiro-zumbidor em Paraty!

O COA Paraty – Clube de Observadores de Aves de Paraty – encontrou-se no sábado das 6h às 8h para observar as aves na Terra Nova. Como sempre vimos colhereiro, garça-moura, suiriri, bem-te-vi, maçaricos, trinta-réis ao longe e também uma nova descoberta: dessa vez tivemos a participação ilustre da experiente ornitóloga Martha Argel e do guia de turistas observadores de aves/representante do Encontro Sul-Americano de Observadores de Aves Bruno Arantes Bueno, que primeiro escutaram um passarinho pequenino de arbustos soando como uma bomba caindo ao longe, foi só observar mais um pouco e lá estava ele: o caminheiro-zumbidor.

2014mar15-caminh

Mais informações sobre a ave aqui: http://www.wikiaves.com.br/caminheiro-zumbidor

…e dia 5 de abril tem mais: COA Paraty na Terra Nova, das 6h às 8h, venha voando! Participação gratuita, basta vir!

 

COA Paraty, sábado, 15/3, 6-8h, apareça voando!

Publicado por em mar 13, 2014 em Notícias | 0 comentários

logocoa

O COA PARATY – Clube de Observadores de Aves de Paraty -

convida a todas/os interessadas/os em conhecer mais a passarada de Paraty

Próximo encontro:

sábado, 15/3/2014 com Martha Argel e Bruno Arantes

das 6h às 8h

na Terra Nova

 Ponto de encontro:

6h – Estacionamento do Cais Turístico

 não deu para ir?

então venha no dia 5/4/2013!

mesmo horário, mesmo lugar, sempre bem-vindos todos!

Observação de Aves na Terra Nova

Publicado por em fev 3, 2014 em Notícias | 0 comentários

Observação de Aves na Terra Nova

Todo primeiro sábado do mês, o COA Paraty – Clube de Observadores de Aves Paraty – organiza uma excursão para algum ponto de Paraty para observar a passarada na natureza. Dessa vez a “passarinhada“ foi na Terra Nova, o pedacinho de mangue que existe à frente do Centro Histórico e que abriga várias espécies de aves, inclusive algumas espécies migratórias, como os maçaricos, que costumam vir lá do norte da América do Norte até a Patagônia, no sul da América do Sul. Temos a grande honra de poder recebê-los aqui na cidade.

Já que temos a certeza de céu azul nesses últimos dias, vale sair cedo para contemplar a beleza esplêndida dos amanheceres por aqui: todos que lá estiveram entre 6h e 8h da manhã se entusiasmaram com a beleza do local e as muitas espécies que vimos por lá: maçaricos, garça-azul, garça-branca-grande, colhereiro, savacu, savacu-de-coroa, sabiá-do-campo, quero-quero, beija-flor-tesoura e por aí afora. O Jorge Ferreira, grande conhecedor da flora local, também aproveitou para nos mostrar as características do mangue vermelho. E isso é o que vale participar do COA Paraty: aprendemos uns dos outros de forma lúdica e agradável.

mangueverm

Venha! Participe! A pedidos estaremos indo regularmente para lá, devido ao carnaval, estaremos lá no dia 15 de março e a partir de abril  todo primeiro sábado do mês, mas vale também ir por conta própria com amigos. Fica aí a dica!

garcabrgr

Mais fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.280384598779822.1073741949.140387429446207&type=1

https://www.facebook.com/alex.okuma.3/media_set?set=a.10201426294762944&type=1

COA fazendo Floating com Ativa Rafting

Publicado por em dez 16, 2013 em Notícias | 0 comentários

COA fazendo Floating com Ativa Rafting
Em dezembro o COA – Clube de Observadores de Aves – esteve numa expedição com o Felipe Lima, da Ativa Rafting, que gentilmente convidou a todos para fazer um Floating para avistamento de aves no Rio Mambucaba.
O grupo saiu às 5h da manhã, se deliciaram com o ritmo tranquilo do bote boiando rio abaixo, num trecho em que a corredeira vai descendo quase que na horizontal.
O grande sucesso afinal foi descobrir que o formigueiro-de-cabeça-negra ou papa-formiga-de-cabeça-negra (como chamam na região) também vive na margem paratiense. Viva!!
…e grande agradecimento ao Felipe Lima que fez isso se tornar realidade!

Festival AVES DE PARATY 2014

Publicado por em dez 16, 2013 em Notícias | 0 comentários

Festival AVES DE PARATY 2014

Depois do grande sucesso do Festival AVES DE PARATY 2013 realizado no Museu Defensor Perpétuo em setembro, o Festival será realizado novamente e com novidades de 12 a 14 de setembro e também mais uma vez faz parte do Calendário Turístico-Cultural em 2014. Confira:

paraty2014